Artigos

Pesquisa e desenvolvimento para mobilidade urbana.

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A WPLEX investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento contribuindo para a melhoria da qualidade e produtividade no transporte de passageiros por ônibus no Brasil.

Internet das Coisas e suas Aplicações na Mobilidade Urbana.

As inovações tecnológicas não chegam de um dia para outro, mas em um processo de crescimento gradual e lento que, de repente, cresce exponencialmente e pega muita gente despreparada. Como profissionais da área de tecnologia, temos que estar preparados para a Quarta Revolução Industrial. E uma das características dessa revolução é a Internet das Coisas (IoT), que já vem sendo utilizada para melhorar a mobilidade nas cidades. Hoje especialistas afirmam que já estamos presenciando a Quarta Revolução Industrial, também chamada, por alguns, de Indústria 4.0. A principal característica desta nova fase é a convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas para a solução de problemas. Do ponto de vista das tecnologias digitais, muito do que está se desenvolvendo nas áreas de BigData (...)

Palestra proferida na XX Semana de Computação da UDESC, Joinville, SC, em setembro de 2018. © WPLEX Software Ltda.

Tradeoff Between Processing Time and Solution Quality for an A*-Guided Heuristic Applied to a Multi-Objective Bus Passenger Trip Planning Problem.

The Bus Passenger Trip Planning Problem is the decision problem the bus passenger faces when he has to move around the city using the bus network: how and what time will he get to the destination? Or possibly: given a fixed time to get to the destination, what time will he have to leave? We show that both questions are computationally equivalent and can be answered using an A*-guided and Pareto domination-based heuristic. The A* procedure drives the search estimating the time of arrival until the target node. Domination is triggered each time a new label is generated, in order to prune out labels defining subpaths with high values for the objectives we focus on: arrival time at destination, number of transfers and total walking distance (...)

Conference on Advanced Systems in Public Transport and TransitData 2018, Brisbane, Austrália, 23 a 25 de julho de 2018. © WPLEX Software Ltda.

Programação Integrada de Viagens e Veículos a Partir de uma Frota Pré-determinada.

Várias empresas de transporte urbano confeccionam o quadro horário dos ônibus em função da disponibilidade de seus veículos para cada linha da rede de transporte, e não em função da demanda de passageiros. Isso pode ser explicado pelo fato que essa demanda é desconhecida ou difícil de estimar, ou porque ela precisam manter um nível de serviço elevado, maximizando o número de viagens diárias e fazendo uso máximo da frota disponível em cada período do dia. A WPLEX Software, no seu sistema de programação WPLEX-ON, desenvolveu uma heurística gulosa definindo os horários de cada viagem e horários de soltura (da garagem) e recolhida de cada veículo, em função da frota disponível em alguns horários do dia.

XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Blumenau-SC, 27 a 30 de agosto de 2017. © WPLEX Software Ltda.

Fast Heuristic to Generate NewWorkdays in a Column Generation Procedure Applied to the Bus Driver Scheduling Problem.

Paying driver wages corresponds to about half of the total operational cost of any bus transit company, justifying the need to optimize the drivers’ workdays to avoid idle time and overtime. The Bus Driver Scheduling Problem is commonly modeled with a set-partitioning formulation and solved by column generation. This paper describes how columns are generated in this particular Crew Scheduling Problem where several workday types are possible, each one with its own features and user-defined proportion bounds to balance the workday types. A depth-first search method by layers using two lists of labels quickly returns new workday candidates. Tests on big instances (thousands of trips) show final solutions of good quality (...)

XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Blumenau-SC, 27 a 30 de agosto de 2017. © WPLEX Software Ltda.

Opções Pareto-ótimas de plano de viagem de acordo com preferências de passageiros de ônibus.

Enquanto a maioria dos passageiros quer chegar o mais rápido possível em seus destinos, outros preferem caminhar o mínimo possível, com poucas transferências entre conduções. Neste trabalho apresentamos um algoritmo de busca dos melhores caminhos em uma rede de transporte considerando múltiplos critérios. O algoritmo monta a fronteira de Pareto para os objetivos considerados. Este algoritmo é uma das funcionalidades do sistema WPLEX-INFO, que disponibiliza informações ao passageiro via web ou smartphone. Esta é uma das soluções da WPLEX Software direcionada às (...)

XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Vitória-ES 2016. © WPLEX Software Ltda.

Uma Nova Implementação para o Problema de Escalonamento de Veiculos com Multiplas Garagens Usando Geração de Colunas.

O problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens (MDVSP, do inglês Multi-Depot Vehicle Scheduling Problem) é um problema clássico de logística e transportes. Embora vários métodos de solução matemáticos tenham sido desenvolvidos, grandes instâncias (envolvendo milhares de viagens e várias garagens) são ainda difíceis de resolver em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho de pesquisa é apresentar um método de solução baseado em geração de colunas para a solução de grandes instâncias não-estruturadas do MDVSP.

XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Salvador-BA, 16 a 19 de setembro de 2014. © WPLEX Software Ltda.

Generating Breaks in a Transit Bus Crew Scheduling Problem.

Apresentamos neste artigo uma abordagem para a geração de multiplos intervalos de descanso em jornadas diárias de trabalho de motoristas de ônibus urbano, de forma a atender a nova lei federal brasileira que regulamenta a jornada de trabalho dos motoristas de veículos rodoviários de carga e de passageiros. Para isso, usamos uma heurística dedicada e gulosa que parte de uma jornada composta por uma sequência de viagens. Além disso o descanso pode ter duração menor que o intervalo existente entre viagens. Mostramos, por fim, que o algoritmo é rápido e capaz de gerar jornadas viáveis e eficientes.

XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Natal-RN, 16 a 29 de setembro de 2013. © WPLEX Software Ltda.

Sistemas de previsão de chegada de ônibus: medindo e melhorando a confiabilidade.

Também denominado como ETA (Estimated Time of Arrival), o sistema de informação de horários é um serviço fundamental em uma solução de ITS. Neste artigo apresenta-aw um estudo do impacto de diferentes abordagens matemáticas utilizadas para o cálculo da previsão sobre o grau de confiabilidade do horário de chegada, em sistemas de transporte de cidades brasileiras. Mostra-se que o nível de confiabilidade do ETA pode ser significativamente melhorado através de abordagens de cálculo que consideram as condições atuais de trânsito e o histórico dos tempos de viagem em cada trecho do itinerário.

Trabalho apresentado no 18º. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP 2011. © WPLEX Software Ltda.

O que é GPS?

O GPS é a tecnologia que possibilita os sistemas de ITS conhecer a localização da frota, informação essencial para as aplicações de monitoramento de frotas e fornecimento de previsão dos horários de chegada ao passageiro. O Sistema de Posicionamento Global GPS (de Global Positioning System) é uma constelação de 28 satélites em órbita ao redor da Terra (24 em operação e 4 extras caso haja falha nos outros). O exército americano desenvolveu e implementou essa rede de satélites como um sistema de navegação militar. Os satélites são movidos a energia solar, pesam aproximadamente 1.500 kg, e circundam o globo terrestre, duas vezes por dia. As órbitas são dispostas de modo que a qualquer hora, em qualquer lugar na Terra, haja pelo menos quatro satélites visíveis no céu.

01 de fevereiro de 2011.

Otimizando a Operação de Transporte Urbano com Modelos Matemáticos de Pesquisa Operacional.

No transporte coletivo de passageiros, diversos problemas complexos podem ser resolvidos utilizando-se abordagens de Pesquisa Operacional. Na Programação Horária é necessário determinar o quadro horário ideal de viagens. No Monitoramento on-line de frotas, a realocação dos recursos deve ser rápida e eficiente. No tocante a passageiros, métodos de PO são utilizados no cálculo de roteiros de viagem e na previsão do horário de chegada dos ônibus. O objetivo do trabalho é apresentar um apanhado das diversas abordagens de PO existentes, enfatizando o benefício da sua utilização nos problemas correlatos aos descritos acima, além das oportunidades de ganhos para (...)

Trabalho apresentado no 18º. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP 2011. © WPLEX Software Ltda.

Dedicated Heuristic for a Back-and-Forth Single-Line Bus Trip Timetabling Problem.

Neste artigo apresentamos um Problema de Programação Horária de Viagens de uma linha de transporte urbano, com viagens de ida e volta. Estas viagens são geradas conjuntamente para criar um quadro horário, visando otimizar o Escalonamento de Veículos. Para isso, são dadas faixas horárias iniciais e as demandas de viagens na ida e volta. Para cada uma dessas faixas criadas, a demanda em número de viagens é calculada (...)

XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Bento Gonçalves-RS, 30 de agosto a 03 de setembro de 2010. © WPLEX Software Ltda.

Branch-and-Price Algorithm for a Real-life Bus Crew Scheduling Problem

In this paper, we describe a Crew Scheduling Problem faced by bus transit companies, whose main feature is the possibility of various workday types, each of which has its own bounds on the durations of each part of the workday. The problem is solved using a classical Branch-and-Price algorithm. The huge size of the instances to be solved require some acceleration techniques that we describe briefly here.

ERPO Sul 2009 - Encontro Regional de Pesquisa Operacional da Região Sul, Porto Alegre-RS, 2009. © WPLEX Software Ltda.

Sistemas inteligentes de informação ao passageiro.

A tecnologia deve ser encarada como elemento crítico no sucesso de um negócio. O avanço nas áreas de telecomunicação e tecnologia da informação gera a necessidade de se rever não somente métodos de trabalho nas organizações, mas também novas formas de se vender e realizar a prestação de serviços. Também conhecidos como SAU – Sistemas de Apoio ao Usuário, os sistemas automáticos de informação ao passageiro se transformaram em uma das principais estratégias que um sistema de transporte conta para aumentar a atração, satisfação e fidelidade do usuário. Nos últimos anos, novas tecnologias tornaram tais sistemas mais acessíveis e viáveis para grande parte dos sistemas de transportes do primeiro mundo.

Extraído do trabalho elaborado pela WPLEX Software e apresentado no 17º. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP 2009. © WPLEX Software Ltda.

Sistemas inteligentes de transporte: ITS.

Sistemas inteligentes de transporte, ou ITS, é a denominação dada às soluções de eletrônica, tecnologia de informação e comunicação sem fio, aplicadas ao transporte, para a melhoria da segurança, mobilidade e produtividade, poupando vidas, tempo e dinheiro. No mundo da tecnologia, os profissionais do setor de transportes podem se perder no meio de tantas siglas e expressões técnicas, e que formam uma verdadeira sopa de letras. Não bastasse saber o que significa ITS (Intelligent Transportation Systems), GPS (Global Positioning System – sistema de localização geográfica pela rede de satélites orbitais), GPRS (General Package Radio System – sistema para transmissão de dados por telefonia celular de tecnologia GSM), GSM (Global System Mobile Communications), 3G, WiMAX, temos ainda o (...)

Extraído do trabalho elaborado pela WPLEX Software e apresentado no 17º. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP 2009. © WPLEX Software Ltda.

Monitoramento de frotas online para transporte urbano.

Nos anos 90, surgiu um movimento no hemisfério norte denominado ITS - “Intelligent Transportation Systems”. O ITS trata da aplicação de soluções tecnológicas avançadas para a modernização dos sistemas de transporte. Exemplos de ITS para o transporte público são o sistema de arrecadação eletrônica, o sistema inteligente de planejamento de transporte (planejamento da rede, programação horária), o sistema de controle operacional on-line e o sistema de informação ao usuário (que fornece de informações detalhadas para o planejamento da viagem do passageiro, com origem/destino e horários dos ônibus pela Internet ou telefone, previsão de chegada em painéis nos pontos de ônibus, etc.).

Extraído do trabalho elaborado pela WPLEX Software e apresentado no 16º. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP 2007. © WPLEX Software Ltda.

Programacao inteligente para transporte urbano.

Também chamada de programação de linha, consiste em obter como resultado final, tabelas horárias de viagens para uma linha (ou linhas) de ônibus, por veículo e para cada tripulante. Sua importância reside no fato de que, além de garantir um bom atendimento aos passageiros, define o quanto a empresa irá dispender com a folha de pessoal e combustível ao final de cada mês. Normalmente, em empresas menores, as programações são desenvolvidas manualmente usando-se planilhas eletrônicas de cálculo. O uso de ferramentas mais poderosas passa a ser crítico quando a empresa tem um volume significativo de operações, somado à necessidade do emprego de recursos operacionais mais complexos. Nestes casos, passa a ser vital a busca por soluções tecnológicas mais modernas (...)

Extraído do trabalho elaborado pela WPLEX Software e apresentado no 16º. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito ANTP 2007. © WPLEX Software Ltda.

Ganho de produtividade com programação horária inteligente na SBCTrans.

A empresa precisava agilizar o planejamento operacional em especial a programação de linhas para atingir os seus objetivos de atender os clientes, aumentar a demanda e o resultado financeiro. A solução adotada foi a implantação de um modelo de gestão operacional que permitisse alcançar os resultados pretendidos. A SBCTrans contratou a empresa WPLEX Software que implantou o sistema WPLEX2000, um software que faz a programação horária das linhas definindo as viagens por veículos, frota ideal, jornada dos operadores e o custo direto da operação. A introdução desta ferramenta foi uma das ações para a implantação do novo modelo de gestão operacional.

Case apresentado no Seminário FAT2005 e publicado pelo Sistema Redes da NTU em 06 de junho de 2006.

Sistemas de gestão operacional para transporte urbano.

O principal processo de uma empresa de ônibus é a prestação do serviço de transporte aos seus clientes. Numa empresa operadora de transporte urbano, mais de 70% do custo operacional está concentrado nos itens tripulação e rodagem. Um sistema de gestão operacional eficaz afeta diretamente esses custos, além da receita, podendo trazer ganhos significativos para a empresa. Para tal, é necessário que uma série de atividades seja desempenhada antes, durante e depois da realização do serviço. A programação horária, o controle da execução, a execução do serviço em si, e a estatística, com a apuração dos resultados alcançados, são as principais etapas desse processo.

2006 © WPLEX Software Ltda.

Jornadas de trabalho de operadores de transporte urbano.

A avaliação de alternativas de jornadas de trabalho em processos de negociação de acordo coletivo normalmente envolve um alto grau de complexidade, devido à dificuldade de se estimar com a devida precisão o impacto das novas regras sobre os custos da empresa. O ideal seria confeccionar novas programações com as novas regras e comparar o resultado com os das programações existentes. Se a quantidade de alternativas a serem estudadas for grande, este procedimento, além de extremamente trabalhoso, não poderá ser repetido com a frequência e rapidez desejada, para avaliar diferentes alternativas que venham a surgir ao longo do processo de negociação, o que poderá levar as empresas a aceitar, sob pressão, acordos de trabalho que, inadvertidamente, possam vir a se tornar bastantes onerosos no dia-a-dia.

2001 © WPLEX Software Ltda.

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