A WPLEX está presente em mais de 40 cidades em 6 estados, programando ou controlando mais de 12.000 ônibus e veículos em operação.


user

Grupo Rio Ita, São Gonçalo, RJ, 1100 ônibus

desde 08/2018

O Grupo Rio Ita é um dos maiores grupos empresariais do Brasil e firmou contrato com a WPLEX para o fornecimento das soluções WPLEX-ON de programação horária e WPLEX-EP de escala periódica de tripulação para otimizar o processo de elaboração das programações e escalas. Com uma frota de mais de 1100 ônibus, o grupo é formado pelas empresas Rio Ita, Expresso Rio de Janeiro, Expresso Tanguá, Auto Ônibus Fagundes, Transturismo Rio Minho e Auto Viação Tanguaense, e atende a Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, entre outros. As atividades de planejamento passaram a ser centralizadas na sede do grupo. Projeto em fase de implantação.


user

Consórcio Fênix, Florianópolis SC, 534 ônibus

desde 03/2016

O Consórcio Fênix é formado pelas empresas Canasvieiras, Transol, Insular e Emflotur, e utiliza os sistemas WPLEX-CO e WPLEX-INFO. A solução monitora a frota de 540 ônibus e 8.000 viagens por dia, além de fornecer horários em tempo real para mais de 200 mil usuários diários, através de painéis eletrônicos em terminais de ônibus, internet e app. O sistema utiliza computadores de bordo equipados com GPS, que permitem rastrear, obter a telemetria do veículo e trocar mensagens com o motorista. O App, disponível para iOS e Android, permite informar ao usuário como chegar ao destino e o horário que o ônibus irá passar em tempo real. Mesmo quem não usa o aplicativo pode saber em tempo real quanto tempo falta para o próximo ônibus. Para o usuário não frequente ou que possui smartphone que não permite o uso de apps, foi disponibilizada uma solução baseada em QR code que redireciona a uma página web que mostra os próximos horários e linhas que passam pelo local. O usuário cego contará em breve com um app que permite avisar o motorista sobre a intençao de embarque.


user

URBI Mobilidade Urbana, Brasília DF, 528 ônibus

desde 03/2016

Com uma frota de 528 ônibus, a Urbi opera diariamente 4.000 viagens no Distrito Federal e utiliza o software WPLEX-ON. Seguindo uma estratégia de implantação, na primeira reprogramação geral das linhas foi feita uma revisão geral das tabelas de veículo e motorista, sem alteração da quantidade e horários de viagens, com redução de custo. Na segunda reprogramação geral, foi feita uma revisão geral das programações começando pelo quadro de viagens, obtendo-se também maior eficiência no uso da frota e motoristas, sem prejuízo ao passageiro. A ferramenta ajudou a agilizar o processo de revisão de horários junto ao órgão gestor


user

Consórcio Gidion-Transtusa, Joinville SC, 330 ônibus

desde 03/2016

O consórcio é formado pelas empresas Gidion e Transtura. A operação é totalmente multilinha em bolsões de linhas que partem de cada terminal da cidade, com os veículos percorrendo diversos itinerários ao longo do dia. Também praticam a operação multiveículos, onde o motorista troca de veículo adequando a oferta de transporte à demanda dos passageiros. Com a ferramenta WPLEX-ON, o consórcio já realizou diversas reprogramações com melhorias na utilização da frota, motorista, custo e atendimento aos passageiros.


user

Grupo Mauá, São Gonçalo RJ, 600 ônibus

desde 09/2013

A WPLEX atende as quatro empresas do grupo, dentre elas a Viação Mauá e a Icaraí Transportes que operam o sistema metropolitano do Rio de Janeiro e o sistema municipal de São Gonçalo. A operação é multilinha, multiempresa e multigaragem. O planejamento é centralizado. A operação das linhas, registrada pelo sistema de monitoramento e bilhetagem eletrônica, é confrontada periodicamente com a programação para a identificação de melhorias ou ajustes. Os principais benefícios alcançados são a eficiência em custo, a agilidade na reprogramação e o controle do nível de serviço e da execução da programação.


user

Grupo Piracicabana Baixada Santista, SP, 910 ônibus e VLT

desde 09/2001

A WPLEX atende as empresas Viação Piracicabana Santos, Viação Piracicabana Praia Grande e BR Mobilidade Santista - que operam o transporte municipal e metropolitano na Baixada Santista, de Santos à Peruíbe, inclusive o VLT da EMTU que interliga os municípios de Santos e São Vicente. O planejamento é centralizado na sede do grupo em São Vicente. Por envolver diversas cidades, o trabalho de programação é intenso e sujeito a regras específicas de cada prefeitura. Os principais benefícios alcançados são o bom nível de serviço ao passageiro, eficiência em custo, agilidade na reprogramação e transparência do processo.


user

Grupo ABC, São Bernardo do Campo SP, 877 ônibus

desde 01/2001

A WPLEX atende as quatro empresas do grupo, dentre elas a Metra Sistema Metropolitano de Transportes (263 ônibus) que opera o corredor metropolitano da EMTU, e a São Bernardo Transportes (438 ônibus) que opera o sistema municipal de São Bernardo do Campo. O Grupo utiliza as soluções de planejamento de horários, monitoramento de frotas e informação ao passageiro. Os principais benefícios alcançados são a eficiência em custo, a agilidade na reprogramação, a transparência do processo e um melhor atendimento ao usuário.


WPLEX

Uma empresa que contribui para tornar as cidades inteligentes, com tecnologia e inovação.

Saiba mais