Inovações tecnológicas na gestão de transportes

Wan Yu Chih



ITS, IoT, Smart mobility, Inovações tecnológicas, Sensoriamento remoto, Pesquisa operacional, Programação linear, Programação inteira, Fluxo em redes, Otimização de transportes, Roteirização, Grafos, Teoria de filas. Esses são os tópicos que fazem parte da disciplina de gestão em transportes e frotas do programa de mestrado em engenharia de transportes da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Vamos contar como isso tudo é aplicado na prática, aqui na WPLEX.

A WPLEX está fazendo 20 anos neste ano. Além de atender empresas e consórcios de empresas operadoras de sistemas de transporte urbano por ônibus e VLT com soluções de ITS, tivemos a oportunidade de atender a Gol Linhas Aéreas e a ALL (transporte ferroviário) em projetos especiais, fornecendo soluções de escala de tripulantes em tempo real. Em um cálculo rápido, nesses 20 anos, ajudamos a transportar mais de 20 bilhões de passageiros!

Foi um caminho longo até chegarmos aos dias de hoje em que temos uma quantidade inumerável de recursos tecnológicos à nossa disposição.

Gestão da operação de transportes

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Apoiamos o sucesso dos operadores de sistemas de transporte de passageiros através de soluções que atuam nas principais etapas da gestão da operação: Planejamento da operação, controle da execução, execução e avaliação de resultados. Para melhor aderência e as nossas soluções, fazemos o mapeamento do processo de gestão dos nossos clientes.

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O processo de gestão da operação começa no planejamento e para isso usamos técnicas de otimização para gerar melhores programações horárias e escalas. Utilizamos a pesquisa operacional que é onde reside a inteligência das nossas soluções. Utilizamos programação linear e programação inteira nos algoritmos de otimização de frota e otimização de jornadas, escala de tripulantes e roteirização de viagens para o usuário. Temos uma equipe de engenheiros e matemáticos com especialização em pesquisa operacional, em sua maioria egressos da UFSC. Esses profissionais devem ter a qualificação mínima de mestrado para poder trabalhar nos algoritmos matemáticos.

Fluxo em rede, grafos, roteirização

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Os grafos, fluxo em rede e roteirização estão em toda parte do que fazemos. Os grafos transformam o problema real em representação matemática para que depois possam ser resolvidos buscandose a solução ótima. Isso, para a roteirização do passageiro, para a roteirização de viagens para a frota e viagens por tripulante.

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Os algoritmos devem ser constantemente aperfeiçoados. Apresentamos nossos trabalhos em congressos e encontros nacionais e internacionais. Essa é a forma de retribuir o trabalho dedicado de outros pesquisadores cujos artigos estudamos para desenvolver os nossos modelos de pesquisa operacional. É assim que a ciência funciona.

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O cliente não percebe todo o trabalho que tivemos pois no produto procuramos ocultar toda a complexidade do cálculo. Procuramos fazer telas bonitas e atraentes pois é importante que o usuário goste de trabalhar com o software.

Intelligent Transportation System

As soluções que desenvolvemos na WPLEX enquadram-se na categoria de produtos de ITS – Intelligent Transportation System, IoT – Internet of Things e Smart Mobility, que são termos comerciais que foram se popularizando nessa ordem, desde 20 anos atrás. No fundo, todas dependem de sensores, comunicação de dados, algoritmos e software para funcionar.

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O ITS é como uma árvore de natal, onde o ônibus é a árvore de natal, com vários subsistemas pendurados nele e o “ônibus” se comunica com o servidor central para permitir que os demais agentes externos como a central ou o usuário interajam. No projeto de ITS para a cidade de Florianópolis que implantamos. Temos o subsistema de câmeras de vídeo, subsistema da rede CAN do veículo, subsistema de painéis eletrônicos nos terminais e smartphones para os apps. Além de fornecer o subsistema de monitoramento com rastreador e informação ao passageiro, a WPLEX foi a integradora do sistema ITS.

Sensoriamento remoto

Este é um dos rastreadores que usamos nos clientes. Ele detecta e envia a posição GPS pela comunicação de dados GPRS além de trocar mensagens entre a central e o motorista. Ele é capaz também de detectar os dados da telemetria pela rede CAN do veículo e enviálos ao servidor para análise do consumo de combustível entre outras.

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Internet of Things

O IoT tem como objetivo melhorar a experiência de uso do passageiro e a obtenção de inteligência de negócio através dos dados capturados por dispositivos como smartphones e beacons.

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O beacon é um transmissor de radiofrequência que usa Bluetooth e possui uma bateria que dura alguns anos. Cada um tem um número de série e com isso ele existe na rede internet como um objeto que pode ser localizado por smartphone. Queremos colocar um beacon na parada de ônibus para que o usuário, ao se aproximar, saiba sem ter que abrir app, o ponto que ele está e o tempo que falta para o ônibus chegar. Se colocarmos o beacon no ônibus, ao longo da viagem, o passageiro poderá saber com o app em que ponto ele está e a previsão de chegada o seu destino.

Smart Mobility

Temos ainda o Smart Mobility que são soluções que utilizam tecnologia de modo intensivo para melhorar a mobilidade nas cidades. Além dos apps para smartphone, desenvolvemos uma solução para tornar a mobilidade inteligente para quem não enxerga: o cego. É um módulo de acessibilidade que faz parte do nosso sistema de informação ao passageiro. O app seguiu os padrões de acessibilidade universal, ou seja, o mesmo app que atende o usuário comum permite ao cego ouvir as consultas que ele faz, através do toque com os dedos. Além disso, através do app, o cego pode escolher a sua condução, e o app envia o chamado para o servidor central que o envia para o ônibus escolhido. Ao faltarem 500 metros do ponto onde o cego se encontra, o painel do equipamento de bordo acende e passa a mostrar uma contagem regressiva até ficar piscando quando for o momento de parar o veículo para pegar o cego. Isso já está funcionando em Florianópolis e São Bernardo do Campo.

Pessoas e coração em primeiro lugar

Falamos sobre como usamos as diversas tecnologias para criar soluções inovadoras. Mas a tecnologia sozinha não funciona sem as pessoas. Pessoas para desenvolvê-las, pessoas para implantá-las, e pessoas para utilizálas. Por isso, temos na WPLEX uma série de sistemas voltados à organização do trabalho voltados. Apesar dos nomes bonitos com conceitos fáceis de serem entendidos, é preciso muito esforço, perseverança e participação coletiva para tenhamos cada sistema desses em pleno funcionamento.

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Para ser bem-sucedido, a gente tem que fazer as coisas com o coração, com paixão. Esse é o combustível que faz o nosso negócio andar. É isso o que move cada pessoa que trabalha na WPLEX: saber que trabalham para melhorar a vida das pessoas que vivem nas cidades e utilizam o transporte público.




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2019 © WPLEX Software Ltda.
Palestra proferida na disciplina de gestão de transportes do curso de mestrado em engenharia de transportes da UFSC, Florianópolis, SC, em dezembro de 2019.
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