A WPLEX acaba de lançar o e-book "Automatização e Inteligência na Geração de Escala de Motoristas". Destinado a gestores e profissionais do setor de transporte público que buscam melhorar a eficiência na gestão de escalas de motoristas, o material oferece uma visão prática que aborda uma série de tópicos relacionados à otimização de escalas, redução de horas extras, diminuição de custos e mitigação de passivos trabalhistas.
O e-book é gratuito e pode ser obtido através da página de artigos do site da WPLEX.
Nos dias 18 e 19 de outubro, a WPLEX estará expondo seus produtos de planejamento operacional na BrasilFret 2024 - 23o. Encontro Nacional de Transportadores de Fretamento e Turismo. O evento acontecerá no Tauá Resort & Convention Atibaia, em São Paulo.
A WPLEX irá realizar no próximo dia 19/09, um webinar exclusivo que irá transformar a forma de gerenciar as escalas de motoristas. Maria Pillar e Renan Mastroto, da WPLEX, explicarão como reduzir horas extras, cortar custos e minimizar passivos trabalhistas através da automatização de processos. O evento contará com a participação especial de Fred Andrade do grupo Comporte. Essa é uma excelente oportunidade para explorar novas maneiras de aumentar a eficiência e maximizar os resultados. Essa iniciativa reforça o compromisso da WPLEX em liderar a transformação no setor de transporte público, oferecendo soluções inovadoras e de alto desempenho para seus clientes.
Na Lat.Bus, a WPLEX receber em seu estande centenas de clientes, parceiros e interessados. Um destaque foi a visita de Francisco Cristóvão, diretor executivo da NTU - Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano. Francisco e Wan, Diretor de Negócios da WPLEX, têm uma longa história de colaboração. Juntos, trabalharam na implantação do novo sistema de trólebus de São Paulo na década de 80 e, posteriormente, na privatização e criação da SPTrans - São Paulo Transporte, na década seguinte. Na foto, Wan, Francisco e Tânia Maria Surmann, diretora administrativa da WPLEX.
Nos dias 6 a 8 de agosto, a WPLEX estará apresentando suas soluções na feira de negócios Lat.Bus & Transpúblico. O evento acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo, e será realizado simultaneamente ao Seminário Nacional da NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.
A WPLEX promoveu ontem o webinar "Otimizando Jornadas de Motoristas". O evento foi conduzido pelo analista Renan Mastroto, que abordou a lógica por trás da criação de jornadas eficientes para motoristas de ônibus de transporte urbano. Durante o webinar, Renan explicou como os algoritmos matemáticos da solução WPLEX-ON de programação horária podem ser utilizados para alcançar melhores resultados pelas empresas. Essa iniciativa reafirma o compromisso da WPLEX em liderar a transformação no setor de transporte público, oferecendo soluções inovadoras e de alto desempenho para seus clientes.
A partir do último sábado, Novo Hamburgo, cidade gaúcha de 227 mil habitantes, inicia uma nova etapa no transporte público com a Viação Santa Clara, VISAC, vencedora da licitação pública municipal. O marco foi celebrado em um evento que contou com a presença do empresário Rodrigo Hoetzl, da prefeita Fátima Daudft e da Secretária de Desenvolvimento Urbano, Roberta Gomes de Oliveira. Com o apoio da tecnologia de planejamento operacional fornecida pela WPLEX, Novo Hamburgo passará a proporcionar um sistema de transporte público mais eficiente e melhor à sua população.
A WPLEX acaba de lançar o e-book "Reduzindo Custos com a Operação Multilinhas". Destinado a gestores e profissionais do setor de transporte público que buscam melhorar a eficiência na operação de frotas e motoristas, o material fornece uma visão prática abordando uma série de tópicos relacionados à otimização de operações e redução de custos.
O e-book é gratuito e pode ser obtido através da página de artigos do site da WPLEX.
A WPLEX promoveu hoje o webinar "Reduzindo Custos com a Operação Multilinhas", destacando estratégias para otimizar o transporte público. O webinar foi ministrado pelo analista Renan Mastroto da WPLEX, que falou sobre as indicações de uso, desafios na implementação, redução de custos e eficiência operacional, através da adoção do regime multilinhas de operação. O evento contou ainda com a participação de Nairo Rodrigo da Silva, gerente de pesquisa e desenvolvimento do grupo Melissatur. Com essa iniciativa, mais uma vez, a WPLEX reafirma o seu compromisso em liderar a transformação no setor de transporte público, com soluções inovadoras e de alto desempenho para os seus clientes.
A WPLEX Software celebra 25 anos de atuação no mercado! Desde 1999, a empresa tem oferecido soluções inovadoras para a gestão de operações no setor de transporte urbano. Este marco reflete seu compromisso com a excelência e a inovação para atender às necessidades dos seus clientes. Ao longo desses anos, a WPLEX se tornou uma referência, oferecendo soluções que transformam a maneira como as empresas de transporte operam. A empresa agradece a confiança de seus clientes, parceiros e colaboradores, e continuará firme em seu compromisso de continuar inovando para o desenvolvimento do setor de transporte.
Hoje, o campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a equipe da WPLEX para uma palestra especial sobre "Pesquisa Operacional aplicada ao Transporte Público". O evento foi conduzido pelos engenheiros Eduardo Hulse e Caio Giuliani, e contou com a presença dos alunos de Engenharia de Transportes e Logística, e as professoras Vanina Macowski Durski Silva, Francielly Hedler Staudt e Elisete Zagheni. Durante o encontro, falou-se sobre os algoritmos utilizados nas soluções inovadoras da WPLEX, como os sistemas de otimização da operação, otimização de escalas e informação ao passageiro. O conteúdo apresentado teve uma forte conexão com os assuntos ministrados no curso da UFSC, reforçando a importância da aplicação prática do aprendizado acadêmico. A WPLEX sente-se gratificada em colaborar com a Universidade em uma parceria que se estende por quase uma década.
A WPLEX realizou no dia 28 de setembro último, no hotel Mercure em Moema, São Paulo, um treinamento para diretores, gerentes e técnicos do grupo Comporte - um dos maiores grupos empresariais do setor de transporte do Brasil. O treinamento, organizado em conjunto com a Comporte, fez parte do projeto de implantação da Central de Planejamento com o uso de softwares inteligentes da WPLEX. Os participantes foram apresentados aos conceitos e aspectos técnicos envolvidos e tiveram a oportunidade de praticar o uso das soluções em um ambiente simulado. O treinamento foi um sucesso e contou com 44 participantes das 17 empresas de transporte urbano do grupo.
Com uma população de mais de 700 mil habitantes, São José dos Campos, em São Paulo, agora contará com um sistema de transporte público ainda mais eficiente e moderno. A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) passará a utilizar a solução WPLEX-ON para a programação da operação da frota de 350 ônibus. O projeto, pioneiro no Brasil, permitirá a troca eletrônica de programações horárias entre o Consórcio 123, operador do transporte, e o órgão gestor da cidade. melhorando e agilizando a gestão do sistema de transporte, o que levará a um aumento da eficiência e qualidade do serviço.
"Por meio da tecnologia aperfeiçoamos a gestão, visando segurança, confiança, praticidade e simplicidade no uso do sistema de transporte", comenta Marcelo Biasotto, coordenador técnico do Consórcio Fênix. De acordo com Biasotto, essas soluções tecnológicas são utilizadas, por exemplo, para o rastreamento dos ônibus, fornecendo gestão do serviço e informação para o passageiro de forma online, o que confere previsibilidade e confiança no uso do coletivo. As soluções foram fornecidas pela WPLEX Software. Extraído de noticia publicada no jornal ND+.
A Viação Apucarana, operadora exclusiva das linhas de ônibus da cidade de Apucarana, no norte do Paraná, firmou acordo para utilizar a solução WPLEX-ON para a programação de sua operação e a solução WPLEX-EP para a escalação de seus motoristas. Com uma população de 136.000 habitantes, a cidade agora contará com um sistema de transporte público ainda mais eficiente e moderno.
Trabalho realizado por algoritmos é capaz de refazer em minutos o que levaria ao menos dois dias da forma convencional. A forma mais eficiente de manter a regularidade no transporte público passa pelo planejamento operacional. Esse trabalho de conciliar os veículos com os condutores em diferentes horários de circulação é realizado por softwares. Eles são capazes de refazer em poucos minutos, com a ajuda de algoritmos, o que uma pessoa levaria ao menos dois dias para resolver em caso de imprevistos comuns, como uma nova obra no trajeto ou o afastamento de um motorista. Isso mantém a regularidade na oferta de transporte. Wan Chih, diretor de negócios da catarinense WPLEX, conta que o tempo parado nos pontos finais costuma responder por 20% a 30% do total da operação. Com o planejamento adequado, os ônibus passam a realizar mais viagens e é possível reduzir esse tempo parado para 10%”, garante. A WPLEX foi criada em 1999. Extraído de noticia publicada no Estadão caderno de Mobilidade.
A WPLEX concluiu acordo de fornecimento das soluções WPLEX-ON e WPLEX-EP com a Viação São Bento e Cristalense Transportes para o planejamento da operação de frota e de tripulação. As empresas operam as linhas intermunicipais de Ribeirão Preto e Franca, respectivamente, do interior de São Paulo.
A WPLEX concluiu acordo de fornecimento da solução WPLEX-ON com a Melissatur Ônibus Urbanos para o planejamento da operação da frota. A empresa opera as linhas municipais de Campo Mourão, cidade Paranense de 95.000 habitantes
A partir de agora, a Transporte Coletivo Cidade Canção começou a utilizar as soluções WPLEX-ON para planejamento da operação da frota e WPLEX-EP para escala de tripulação. Com uma frota de 235 ônibus, a empresa é operadora exclusiva do transporte público de Maringá, cidade localizada no norte do Paraná, com 436.000 habitantes.
A Transporte Coletivo Grande Bauru passou a utilizar a partir deste mês as soluções WPLEX-ON para planejamento da operação da frota e WPLEX-EP para escala de tripulação. Com uma frota de 150 ônibus, a empresa opera as linhas municipais de Bauru, cidade paulista localizada no Centro-Oeste do estado.
A Expresso Itamarati passará a ter seus horários programados com a solução WPLEX-ON. O contrato de fornecimento foi firmado para a operação urbana de São José do Rio Preto, cidade localizada no noroeste de São Paulo, com 469.000 habitantes.
No dia 26/03, a NEXT Mobilidade do ABC Paulista assumiu integralmente a operação da Área 5 do transporte metropolitano de São Paulo, alcançando a marca de 771 ônibus e 103 linhas. Substituindo as empresas que operavam na região e servindo os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a NEXT Mobilidade utiliza a solução de programação horária da WPLEX.
A partir de agora, o sistema de transporte público de passageiros de Blumenau passará a ser programado com a solução WPLEX-ON e a sua tripulação escalada com a solução WPLEX-EP. O contrato de fornecimento foi fechado com a BluMob, empresa operadora exclusiva da cidade com uma frota de 200 ônibus. Além de famosa pela Oktoberfest, Blumenau tem 360.000 habitantes e possui a maior indústria têxtil de Santa Catarina.
Em breve, o sistema de transporte público de passageiros de Uberaba passará a ser programado com a solução WPLEX-ON. O contrato de fornecimento foi firmado com a Empresa de Transportes Líder e a São Geraldo do Sacramento, operadoras da cidade do triângulo mineiro que tem 340.000 habitantes.
A WPLEX concluiu acordo de fornecimento das soluções WPLEX-ON e WPLEX-EP com a Empresa Cruz, para o planejamento da operação da frota e escala de tripulação. Com uma frota de 50 ônibus, a empresa opera as linhas municipais de Araraquara, cidade do interior de São Paulo com 230.000 habitantes.
A Princesa do Norte fechou contrato de utilização das soluções WPLEX-ON e WPLEX-EP, para o planejamento da operação da frota e escala de tripulação. Com uma frota de 90 ônibus, a empresa opera as linhas municipais de Mogi das Cruzes, cidade do interior de São Paulo com 450.000 habitantes.
A WPLEX concluiu acordo de fornecimento das soluções WPLEX-ON e WPLEX-EP com a Solaris Transportes, para o planejamento da operação da frota e escala de tripulação. Com uma frota de 50 ônibus, a empresa opera as linhas municipais de Montes Claros, cidade mineira de 400.000 habitantes.
A BR Mobilidade foi eleita a melhor empresa de transporte ferroviário de passageiros do país. O prêmio da 34 ª edição do ranking Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, publicado pelas revistas Technibus e Transporte Moderno, foi entregue em cerimônia realizada em São Paulo, no Transamérica Expo Center no dia 30 de novembro de 2021. A BR Mobilidade opera o VLT da Baixada Santista e planeja sua operação com as soluções de programação horária e escala de tripulação da WPLEX.
Florianópolis foi considerada a 2ª cidade mais inteligentes do país, pelo Ranking Connected Smart Cities 2021, e a 1ª colocada na Região Sul, entre 677 cidades brasileiras. A WPLEX se sente orgulhosa em fazer parte do esforço de modernização da cidade, através de suas soluções de ITS - Intelligent Transportation System, controlando da frota de ônibus por satélite e fornecendo informação automatizada aos passageiros.
Maricá, cidade do litoral da região dos lagos do Rio de Janeiro, é o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer transporte público gratuito para toda a população. A Viação Nossa Senhora do Amparo, cliente WPLEX desde 2007, venceu a licitação pública e operará as linhas de ônibus mediante remuneração por quilometro rodado pela prefeitura da cidade.
Nos dias 06, 07 e 08 de abril, aconteceu o treinamento básico do WPLEX-ON, software de programação horária. O curso foi aberto a todos os usuários do produto e foi ministrado por Renan Mastroto e Júllya Rangel da equipe de Sucesso ao Cliente. Foram abordados os temas: geração de estatísticas de tempos e passageiros, análise da oferta e demanda, geração de viagens por demanda, geração de blocos de viagens. Tudo para ajudar os clientes a otimizarem o seu processo e resultado.
A Auto Viação Três Amigos, operadora do sistema municipal do Rio de Janeiro, firmou contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. Com uma frota de 125 ônibus, a empresa opera as linhas da zona norte da capital carioca.
A WPLEX concluiu acordo de fornecimento do software de escala de tripulação WPLEX-EP com as empresas Expresso Itamarati, Empresa de Transportes Líder e Viação São Geraldo do Sacramento para o planejamento das escalas de tripulação de fretamento e transporte urbano das cidades de Uberaba, MG, e São José do Rio Preto, SP. As empresas pertencem ao Grupo Itamarati, responsável pela maioria das linhas de transporte de passageiros do Noroeste Paulista.
Desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, Associação Catarinense para Integração do Cego e o Consórcio Fênix, a ferramenta de acessibilidade do aplicativo Floripanoponto passou em pouco tempo a ter papel relevante na vida de pessoas com deficiência visual, principalmente durante a pandemia. Com ela, o cego escolhe a viagem desejada e automaticamente a solicitação é enviada ao dispositivo eletrônico fixado no painel do veículo, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista ao se aproximar do local de embarque. O aplicativo foi desenvolvido pela WPLEX e faz parte da solução WPLEX-INFO. Extraído de notícia publicada no G1.
Confiante no futuro do setor de transporte público e na superação das dificuldades causadas pela pandemia, a WPLEX modernizou sua identidade visual com um novo website, novos logotipos de produtos, cores e elementos estéticos. A nova identidade é inspirada no novo lema da empresa, “Eficiência que move pessoas”, e procura transmitir a ideia de movimento, agilidade e eficiência que as soluções proporcionam, otimizando a operação para os seus clientes.
Incertezas e dificuldades em fazer previsões transformaram o planejamento da operação das linhas de ônibus em um desafio sem precedentes. Após a queda abrupta da demanda com a pandemia, os operadores de transporte se depararam com um novo desafio: Como dimensionar as viagens para atender à nova demanda, definir tempos de viagens adequados sem dados históricos de referência, e garantir que as exigências governamentais de distanciamento social e ocupação nos veículos sejam atendidas? Saiba como, lendo o novo artigo publicado pela WPLEX.
Aconteceu ontem o webinar "Lidando com a COVID-19 através do planejamento ágil de operação", para os clientes e usuários das soluções WPLEX. O webinar contou com a participação de Danuza Rangel, Diretora da Otimizar, RJ, David Ferreira, Gerente de Planejamento da BR Mobilidade, SP, e Artur Meier, Gerente de Sucesso do Cliente da WPLEX, que apresentaram estratégias bem sucedidas para a otimização do resultado econômico da operação do transporte público em tempos de pandemia.
Enquanto aguardam o retorno à normalidade do transporte público nas cidades brasileiras, alguns clientes estão aproveitando para melhorar a produtividade de seus processos, como é o caso do Grupo Melissatur do Paraná, que reuniu técnicos de diversas áreas e filiais para um seminário interno por teleconferência. Melissa Klafke, Gerente de Engenharia do Grupo, explicou que o objetivo buscado foi a melhoria do processo interno de geração da escala de tripulantes e, para isso, contou com a participação de técnicos da área de Customer Success da WPLEX.
As soluções WPLEX tornaram-se imprescindíveis no planejamento e controle da operação nas cidades em que o transporte público continua funcionando, visando o distanciamento social no interior dos veículos. Nelas, o trabalho dos clientes tem sido incessante para a readequação da oferta. Segundo David Longbloed, Gerente de Planejamento do Grupo Piracicabana da Baixada Santista, em abril, foram feitas mais de 400 reprogramações, modificando viagens, frota e tripulação para as linhas de ônibus operadas pela empresa. Somente na primeira quinzena, todas as linhas do Grupo tiveram as programações refeitas por duas vezes.
Nesse momento crítico que aflige o mundo e as cidades brasileiras, a WPLEX se une à todos nas medidas de distanciamento social, para a contenção do coronavírus. O trabalho vem sendo desenvolvido de forma remota pelos colaboradores, assim como atendimento aos clientes. As atividades presenciais estão interrompidas e serão retomadas tão logo forem liberadas pelas autoridades.
A WPLEX estabeleceu acordo de cooperação técnica com o Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina. O Observatório tem a missão de promover estudos e debates sobre o tema da mobilidade urbana, com as melhores experiências nacionais e mundiais no setor, e acompanhar a evolução das políticas públicas na Região Metropolitana de Florianópolis na área da mobilidade. Uma de suas principais atividades vem sendo apoiar o projeto PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, com diagnósticos e diretrizes sobre a estrutura da mobilidade na região.
Após 38 anos anos da passagem do último ônibus pela ponte Hercílio Luz, ela foi reaberta ao público ontem, após um longo processo de restauração. A ponte é o símbolo de Florianópolis e de Santa Catarina e é a mais longa do Brasil. Priorizando a mobilidade urbana, trafegarão somente ônibus, bicicletas e pedestres. Os ônibus são monitorados por GPS e os horários são informados em tempo real por app, com soluções fornecidas pela WPLEX.
O engº Renan Eccel, Analista de Pesquisa Operacional da WPLEX Software, proferiu ontem palestra destaque no Python Floripa 2020, evento que reuniu os desenvolvedores de software na linguagem Python da Grande Florianópolis. O engº Eccel falou sobre a otimização de decisões por meio de algoritmos matemáticos programados em Python.
O Diretor de Projetos da WPLEX Software, engº Wan Yu Chih, proferiu palestra ontem na aula final do curso de Gestão de Transportes e Frotas do programa de mestrado em engenharia de transportes da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião, ele contou como a Internet das Coisas e a Pesquisa Operacional são utilizadas pela WPLEX no desenvolvimento de soluções de ITS e Smart Mobility para a gestão da mobilidade em cidades brasileiras.
Gerentes e técnicos de 16 empresas usuárias do software WPLEX-ON de programação horária estiveram nos dias 7 e 8 de novembro na sede da WPLEX em Florianópolis, participando do Hands-ON 2019. Nesse workshop, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos de estatística e dimensionamento de frotas através dos algoritmos matemáticos da ferramenta, em um clima bastante animado de competição entre equipes.
A WPLEX concluiu acordo de fornecimento das soluções WPLEX-ON e WPLEX-EP com a Empresa São Gonçalo para o planejamento da operação da frota e escala de tripulação. Com sede em Contagem, MG, e uma frota de 300 ônibus, a empresa, que tem 65 anos de atividade, opera as linhas municipais de Contagem e linhas do sistema metropolitano de Belo Horizonte.
Começou a funcionar em São Paulo o serviço de ônibus por aplicativo UBus e cobrança por cartão de crédito. O serviço liga São Bernardo do Campo à região da Berrini na zona sul de São Paulo e é realizado por 15 ônibus com ar condicionado e poltronas reclináveis. A iniciativa é da Metra - Sistema Metropolitano de Transportes e a frota é monitorada com a solução WPLEX-CO.
A WPLEX participou do 51º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional apresentando o trabalho "Problema de Particionamento de Operação de Veículos entre Empresas de Transporte Coletivo", de Renan Eccel, Sylvain Fournier, Éder Pinheiro e Eduardo Hülse. O evento realizado entre 2 a 6 de setembro, em Limeira, SP, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
O Grupo Ingá, com suas empresas Auto Lotação Ingá e Transportes Peixoto, operadoras do sistema municipal e intermunicipal de Niterói, firmou contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. Com isso, a WPLEX aumenta a sua presença na antiga capital fluminense.
O engenheiro Eduardo Otte Hulse da WPLEX participou do 6th Summer School on Data Assimilation, na Universidade de Timisoara na Romênia. Durante duas semanas, especialistas do mundo inteiro ficaram reunidos para discutir técnicas de previsão de fenômenos naturais através de modelos matemáticos e sensoreamento remoto. Essa é mais uma iniciativa em pesquisa da WPLEX para otimizar os algoritmos de previsão de horários de chegada em tempo real.
O app PartiuSBC de informação ao passageiro de São Bernardo do Campo, SP, recebeu o prêmio inovação em mobilidade da revista Automotive Business, agora em sua 9ª edição. Lançado há dois anos, o app já superou a marca de 150.000 downloads. A solução foi desenvolvida e fornecida pela WPLEX à SBCTrans, operadora de transporte da cidade.
O trabalho “Tradeoff Between Processing Time and Solution Quality for an A*-Guided Heuristic Applied to a Multi-Objective Bus Passenger Trip Planning Problem” apresentado pela WPLEX no CASPT 2018 - Conference on Advanced Systems in Public Transport and Transit Data, em Brisbane, Austrália, foi publicado pela prestigiosa editora alemã Springer-Verlag.
A Viação Vera Cruz contratou a solução WPLEX-ON de programação horária para o planejamento de viagens e operação da frota e tripulação. Com sede em Duque de Caxias, RJ, e uma frota de 125 ônibus, a Vera Cruz opera as linhas intermunicipais que ligam o município à cidade do Rio de Janeiro. A solução será operada pela Otimizar Informática, parceira WPLEX desde 2002.
O primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria é também o primeiro ônibus articulado do mundo movido a bateria. O veículo é fabricado pela Eletra com tecnologia da Mitsubishi, e operado pela Metra - Sistema Metropolitano de Transportes. As 14 baterias necessitam de três horas para serem recarregadas totalmente e, ao final de cada viagem, o ônibus recebe uma carga rápida enquanto os passageiros embarcam. O veículo é totalmente silencioso e não emite poluentes. Sua operação é programada e monitorada com as soluções WPLEX.
A Diastur Turismo, empresa especializada no transporte escolar do ABC Paulista, contratou a solução de monitoramento de frotas WPLEX-CO para o atendimento das escolas municipais de Santo André, SP. Com isso, ela estará fornecendo um transporte ainda mais seguro e pontual para os alunos no trajeto entre casa e escola.
Na capital catarinense, a IoT possibilita que os usuários de transporte coletivo se informem sobre o horário de chegada de todos os 534 ônibus da frota, por meio do aplicativo FloripanoPonto. O sistema, desenvolvido pela WPLEX, também está disponível em São Bernardo do Campo e Guarujá, SP. Para o fundador da empresa, Wan Yu Chih, uma das tendências de evolução tecnológica na área é a cobrança de tarifa pelo transporte intermodal via celular e o MaaS, Mobilidade como Serviço, na sigla em inglês. Extraído de notícia publicada no jornal Valor Econômico.
Nos dias 17 a 21 de setembro, aconteceu em Joinville a XX Semana da Computação da UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. O engº Eduardo Hulse esteve representando a WPLEX, e falou sobre a Internet das Coisas e suas aplicações na mobilidade das cidades.
Wan Yu Chih, diretor de Projetos da WPLEX, que atende cerca de 25 empresas do Estado do Rio, entre elas Nossa Senhora do Amparo, Pendotiba, Grupo Mauá, Coesa, Ponte Coberta, Glória e Consórcio Transoceânico, defende que o mais importante para o usuário é encontrar a solução ideal de tecnologia para fazer a gestão de sua frota. “Nosso diferencial são os algoritmos. O objetivo é gerar uma programação bem planejada que seja utilizada para gerar eficiência do serviço prestado e satisfação para o usuário”. Extraído de notícia publicada na Revista Ônibus da Fetranspor
A WPLEX participou do 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional com o trabalho "Restrição de trocas de linhas no problema de programação de ônibus em um modelo de fluxo de custo mínimo", de Eder Pinheiro, Eduardo Hulse e Sylvain Fournier. O evento realizado entre 6 a 9 de agosto, no Rio de Janeiro, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
O Grupo Rio Ita - um dos maiores grupos empresariais do Brasil - firmou contrato com a WPLEX para o fornecimento das soluções WPLEX-ON de programação horária e WPLEX-EP de escala periódica de tripulação. Com uma frota total de mais de 1100 ônibus, o grupo é formado pelas empresas Rio Ita, Expresso Rio de Janeiro, Expresso Tanguá, Auto Ônibus Fagundes, Transturismo Rio Minho e Auto Viação Tanguaense, e atende a Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, entre outros.
A WPLEX marca presença no CASPT 2018 - Conference on Advanced Systems in Public Transport and Transit Data. Sylvain Fournier, Gerente de Pesquisa Operacional, e Fábio Engleitner, Gerente de Desenvolvimento da WPLEX, estão participando do evento e apresentaram o trabalho “Tradeoff Between Processing Time and Solution Quality for an A*-Guided Heuristic Applied to a Multi-Objective Bus Passenger Trip Planning Problem”. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de julho em Brisbane, na Austrália, e reúne pesquisadores e especialistas do mundo inteiro.
Mesmo quem não usa o aplicativo pode saber em tempo real quanto tempo falta para o próximo ônibus. Nesta semana, o Consórcio Fênix instalou adesivos com QR Code em 15 abrigos de ônibus de Florianópolis. Os QR codes redirecionam a uma página web que mostra os próximos horários e linhas que passam pelo local. Basta acionar a câmera do smartphone, apontá-la para o código e possuir conexão com internet ativa. A intenção é que mesmo o usuário não frequente possa ter acesso às informações em tempo real do transporte coletivo. O teste inicia em 15 abrigos com grande fluxo de passageiros, como shopping centers e universidades. Validado o projeto piloto, os QR codes serão aplicados nos 1.070 abrigos de Florianópolis. A solução tecnológica foi fornecida pela WPLEX. Extraído de notícia publicada no NSC Total.
Gerentes e técnicos de planejamento de 30 empresas de ônibus estiveram na sede da WPLEX Software, nos dias 14 e 15 de junho, para o treinamento de usuários avançados do software WPLEX-ON de programação horária de transporte urbano. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, os participantes aprofundaram os conhecimentos de parametrizações do software e competiram entre si resolvendo problemas de determinação de oferta pela demanda e dimensionamento de tripulações, através dos algoritmos matemáticos da ferramenta.
Para a edição 2018 da Volvo Ocean Race em Itajaí, a Volvo disponibilizou dois ônibus híbridos, que combinam motores elétricos e diesel, para o transporte gratuito do púbico para a vila da regata. A operação dos veículos aconteceu em parceria com a empresa Transpiedade de Itajaí, SC, e foi programada com o software WPLEX-ON.
Desde ontem, os usuários do transporte Seletivo de Santos, litoral de São Paulo, já podem baixar o app "Seletivo Fácil Santos" para saber em tempo real a previsão de chegada dos ônibus no local de embarque. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é oferecer agilidade e praticidade na utilização do serviço, permitindo que os passageiros possam se programar para realizar o embarque no horário de seu interesse, diminuindo o tempo de espera. O aplicativo permite que os usuários salvem seus locais favoritos, para facilitar as buscas. Com o alerta ativado, o aplicativo avisa o usuário minutos antes da chegada do ônibus ou do destino desejado. O app foi desenvolvido pela WPLEX para a Guaiúba Transportes, operadora do transporte seletivo de passageiros de Santos.
A Auto Viação Marechal de Brasília fechou contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária para o planejamento da operação da frota e tripulação. Com 132 linhas e uma frota de 463 veículos, a empresa atende diariamente 180.000 passageiros no Distrito Federal.
A partir de agora, o sistema de transporte coletivo de passageiros de Itajaí passará a ser programado com a solução WPLEX-ON. O contrato de fornecimento foi fechado com a Transpiedade Itajaí, operadora exclusiva de transporte da cidade catarinense de 200.000 habitantes, famosa por seu porto.
Em 16 de outubro, saiu o livro de história em quadrinhos “O Fadólico” do designer Maurício Paiva, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. O livro traz contos de Franklin Cascaes, folclorista que deixou um legado inestimável para a preservação da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina. Exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas e universidades do estado. Maurício estagiou na área de design da WPLEX, que por sua vez apoiou o projeto através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Florianópolis.
A WPLEX firmou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON com a Friburgo Auto Ônibus, operadora exclusiva do transporte urbano de Nova Friburgo, cidade serrana do estado do Rio de Janeiro com 180.000 habitantes.
A WPLEX participou da XIX Semana da Computação na UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina, que teve o tema "Os futuros da computação". O evento ocorreu de 18 a 22 de setembro em Joinville, e a empresa foi representada pelo Dr. Sylvain Fournier que falou sobre o uso de algoritmos em sistemas computacionais para a melhoria da mobilidade urbana.
O Dr. Sylvain Fournier, da WPLEX, proferiu palestra sobre as contribuições da pesquisa operacional para a melhoria da mobilidade urbana na sessão plenária do 49º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado de 27 a 30 de agosto em Blumenau, pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. A WPLEX apresentou, também, o artigo “Fast Heuristic to Generate New Workdays in a Column Generation Procedure Applied to the Bus Driver Scheduling Problem” (Heurística para criação de jornadas de trabalho para o problema de geração de colunas aplicado à programação de jornadas de motorista), de Sylvain Fournier, Eduardo Hulse e Eder Pinheiro.
O prefeito Gean Loureiro inaugurou ontem o Centro de Controle de Operações (CCO) do Transporte Coletivo de Florianópolis e lançou o App “floripanoponto” para smartphones. O CCO conta com um moderno sistema de monitoramento que controla a operação da frota de 540 ônibus e mais de 8.000 viagens por dia. O sistema utiliza computadores de bordo equipados com GPS, que permitem rastrear, obter a telemetria do veículo e trocar mensagens com o motorista. O App, disponível para iOS e Android, informará ao usuário como chegar ao destino, e o horário que o ônibus irá passar em tempo real, beneficiando 200.000 usuários diários. No início, serão fornecidas informações somente para as linhas executivas e, após 30 dias, o serviço será estendido às linhas convencionais. A solução foi desenvolvida pela WPLEX e fornecida para o Consórcio Fênix, operadora do transporte de passageiros da cidade.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou ontem o aplicativo “Partiu SBC”, para previsão de horários em tempo real dos ônibus da cidade. O Aplicativo foi elaborado pela WPLEX para a SBCTrans, operadora do transporte de passageiros do Município, e beneficiará 250.000 usuários. O Prefeito Orlando Morando utilizou o App viajando pela linha 33, embarcando no Terminal João Setti, onde conheceu os painéis eletrônicos de previsão de chegada em funcionamento. Os demais terminais da cidade contarão com painéis de horários no prazo de 30 dias.
A WPLEX firmou contrato de fornecimento do seu sistema de programação horária de transporte urbano com a Expresso Miramar, empresa operadora de transporte de passageiros de Niterói, RJ. Com isso, completa-se o processo de adoção da ferramenta pelo Consórcio Transoceânico, formado pela Viação Fortaleza, Viação Pendotiba e Santo Antônio Transportes e Expresso Miramar, que passa a ter todas as suas linhas de ônibus programadas com a solução WPLEX-ON.
São Bernardo do Campo, cidade paulista com 800.000 habitantes, irá contar com o moderno sistema WPLEX-INFO de informação aos usuários de ônibus. O sistema irá informar as melhores opções de transporte até o destino e os horários em tempo real, através de painéis eletrônicos em terminais de ônibus, internet e aplicativo para smartphone. O contrato de fornecimento da solução foi firmado pela WPLEX com a SBCTrans - São Bernardo do Campo Transportes.
Fábio Luís Engleitner, Gerente de Desenvolvimento da WPLEX Software, foi selecionado pela HIDA - Overseas Human Resources and Industry Development Association, agência de cooperação técnica do Ministério da Indústria do Japão, para o programa de gestão corporativa avançada PJCM 2017 - Program for Japanese Corporate Management, a ser realizado em fevereiro, em Osaka no Japão. Fábio foi o único brasileiro selecionado dentre os 25 participantes internacionais.
A WPLEX firmou contrato de fornecimento de sistema ITS com o Consórcio Fênix para a cidade de Florianópolis. O sistema irá monitorar a frota de 540 ônibus e fornecer horários em tempo real para mais de 200 mil usuários diários, através de painéis eletrônicos em terminais de ônibus, internet e aplicativo móvel com capacidade para atender o usuário com deficiência visual. O Centro de Controle ficará sediado na sede do Consórcio em Capoeiras.
No dia 26 de outubro, o Dr. Sylvain Marcel Robert Fournier da WPLEX esteve em Joinville, SC, para proferir palestra sobre as contribuições da pesquisa operacional à inovação na mobilidade urbana, na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, aos alunos da disciplina de Roteirização e programação de veículos da Engenharia de Transportes e Logística, e na sequência, esteve na UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, para falar sobre o mesmo tema com os professores e alunos do curso de Mestrado em Computação.
A WPLEX participou do 48º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, com o trabalho “Generating Pareto Trip Plan Options According to Bus Passenger Preferences”, (Opções pareto-ótimas de plano de viagem de acordo com as preferências do passageiro de ônibus), de Sylvain Fournier, Eduardo Hulse e Eder Pinheiro. O evento realizado entre 27 a 30 de setembro, em Vitória, ES, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
A Viação Piracicabana de Praia Grande, São Paulo, firmou contrato de licença do software WPLEX-EP para a confecção das escalas periódicas e de atividades diárias de motoristas. A empresa é operadora exclusiva do transporte municipal de passageiros da cidade.
Pertencente ao Grupo GPO - multinacional presente em 20 países, a SISTRAN, empresa brasileira de engenharia de projetos na área de transportes, infraestrutura, indústria e energia, irá utilizar a ferramenta WPLEX-ON de programação de horários de transporte de passageiros no atendimento às demandas de seus clientes.
O VLT - Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos - que liga Santos a São Vicente, em São Paulo, tem sua operação planejada com o software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros. Operado pela BR Mobilidade Baixada Santista, das 15 estações previstas, 10 já se encontram em funcionamento.
Os alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade Borges de Mendonça de Florianópolis estiveram na WPLEX para conhecer as práticas de Recursos Humanos da empresa. Foram apresentadas características do Processo de Seleção, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Clima Organizacional, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Organizacional. Os estudantes vieram acompanhados pelo Prof. Fernando Bastos, e foram recebidos pela Suelen Reis e Thiago de Araújo da WPLEX.
A WPLEX firmou contrato de upgrade do sistema WPLEX-CO com a SBCTrans - São Bernardo do Campo Transportes, operadora exclusiva do município de São Bernardo do Campo, São Paulo, com uma frota de 438 ônibus. Com o upgrade, a SBCTrans passará a utilizar equipamentos embarcados compostos por AVL com modem GPS/GPRS e terminal MDT para comunicação com motorista.
A Auto Viação ABC e Transportes Publix, empresas pertencentes ao Grupo ABC, firmaram contrato com a WPLEX de fornecimento do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. A solução será integrada ao sistema WPLEX-CO de monitoramento de frotas por GPS utilizado pelas empresas desde 2013. A ABC e Publix operam as linhas intermunicipais que ligam São Bernardo do Campo e Santo André a São Paulo.
A WPLEX fechou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON com a Transtusa Transporte e Gidion Transporte para o planejamento da operação das linhas urbanas de Joinville, cidade catarinense com 600.000 habitantes.
A WPLEX fechou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON para o planejamento da operação das linhas urbanas da Urbi Mobilidade Urbana. Com uma frota de 528 ônibus, a Urbi opera diariamente 4.000 viagens no Distrito Federal.
A WPLEX firmou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON para o planejamento da operação das linhas de ônibus do Grupo Melissatur. Um dos mais tradicionais do Paraná, o Grupo é formado pelas empresas Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade, Empresa de Ônibus Campo Largo, Viação Tamandaré, Auto Viação Antonina e Viação Santa Clara, que operam nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Rio Negro e União da Vitória, no Paraná, Mafra e Porto União, em Santa Catarina.
Nos dias 26 a 30 de outubro, aconteceu em Joinville, SC, o II CONEMB - Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade. O Dr. Sylvain Marcel Robert Fournier da WPLEX esteve presente e proferiu a palestra entitulada “Melhorias da Mobilidade Urbana através da Matemática Aplicada".
A BR Mobilidade Baixada Santista contratou a WPLEX para o fornecimento do software WPLEX-ON para a programação horária de sua frota de 460 ônibus, utilizados na operação das linhas intermunicipais da Baixada Santista, em São Paulo, de Santos aos municípios de Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe.
Nos dias 1 a 3 de setembro, a WPLEX esteve no Transamérica Expo Center em São Paulo, SP, expondo seus produtos na Feira de Negócios Transpúblico do Seminário Nacional da NTU 2015. O evento é organizado pela Associação das Empresas de Transportes Urbanos.
A WPLEX participou do 47º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, com o trabalho “Programação integrada de viagens e veículos a partir de uma frota pré-determinada”, de Tatiana Cunha de Mello e Sylvain Fournier. O evento realizado entre 25 a 28 de agosto, em Porto de Galinhas, Pernambuco, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
Para o diretor de projetos da WPLEX Software, empresa da capital que desenvolve softwares e aplicativos para o transporte público, Wan Yu Chih, a tecnologia voltada ao trânsito chegou para ficar. Os passageiros de ônibus, assim como quem anda de carro, não gostam de esperar e, se precisarem fazê-lo, preferem ter uma previsão de tempo de espera. “A espera assim se torna menos desagradável”, pontua Chih. A empresa em que ele atua fornece tecnologia para muitas cidades onde a frota de ônibus conta com GPS. Extraído de noticia publicada no jornal ND+.
A Santo Antônio Transportes, empresa operadora do sistema municipal de Niterói, e a Expresso Garcia, operadora do sistema intermunicipal que faz a ligação Rio-Niterói, firmaram contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. As empresas pertencem ao mesmo Grupo de empresas da Viação Fortaleza, cliente WPLEX desde 2011.
Nos dias 23 a 25 de junho, a WPLEX esteve presente em Santos, SP, expondo seus produtos na Feira de Negócios INTRANS do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela ANTP - Associação Nacional do Transporte Público.
A UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a WPLEX Software firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para a realização de pesquisas e intercâmbio técnico na área de Pesquisa Operacional aplicados à operação de sistemas de transporte público de passageiros. Por parte da UFRGS, as ações do Convênio serão desenvolvidas pela Escola de Administração de Empresas da Universidade.
A WPLEX firmou contrato de fornecimento do software WPLEX-ON de programação horária para o planejamento da operação das linhas urbanas da Viação Piracicabana de Santos e Viação Piracicabana de Praia Grande. Em 2013, a empresa de Santos conquistou o Prêmio ANTP de Qualidade, estando entre as três melhores empresas de transporte público do país.