Manifesto

No início, haviam apenas questões. Depois fomos encontrando algumas respostas. Este Manifesto é um mapa do caminho que estamos trilhando.

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Manifesto da marca

Esperamos que a velha imagem do mundo dos negócios seja substituída por uma nova, onde só as organizações verdadeiramente responsáveis terão espaço. Se os nossos valores são expostos e acreditamos no que fazemos, estaremos atraíndo pessoas e organizações que pensam e sentem como nós para trilhar o caminho conosco.

Negócio: Queremos oferecer uma clara proposta de valor, com soluções e serviços que tragam valor aos clientes e se tornem referência no mercado. Para isso, assumimos riscos para o futuro.

Clientes: Queremos proporcionar-lhes uma experiência diferenciada e queremos que os nossos softwares apoiem o seu crescimento profissional ou empresarial. Parceria deve ser o nosso mantra e só acontece quando as partes trabalham com um objetivo comum.

Organização e cultura: Queremos criar um ambiente de trabalho que atraia e retenha talentos, que valorize o aprendizado e o alto desempenho individual e do grupo, possibilitando crescimento e realização pessoal. Queremos uma organização com pouca burocracia, onde a lealdade e o espírito de equipe prevaleçam, e os interesses das diversas partes envolvidas possam ser atendidos de forma integrada.

Crenças e valores: Nossas crenças são o foco, determinação, ética e espírito de equipe. A vida é feita de escolhas, por isso, foco e determinação são fundamentais. Estaremos sempre pensando no time. Sempre que tivermos que tomar uma decisão que afete a todos da empresa, o faremos com o envolvimento de todos. Queremos progredir fazendo o certo, mas na dúvida, perguntaremos: É a verdade? É justo para com todos os interessados? Criará boa vontade e melhor relacionamento? Será benéfico para todos os interessados?

Competência essencial Se perguntarmos quais são os pontos fortes que nos ajudarão a ter sucesso, que ninguém mais ou poucas empresas no mercado tem, a resposta deverá ser conhecimento profundo do negócio do cliente e a capacitação do nosso pessoal. Isso nos permite desenvolver produtos inovadores e oferecer qualidade na prestação do serviço. Acreditamos que vale a pena planejar bem para não perder tempo, e assim conseguirmos inovar e aperfeiçoar continuamente nossos produtos, processos e serviços.

Alianças: Para impulsionar os negócios, a WPLEX deverá buscar alianças com as melhores empresas de suas respectivas áreas de atuação, com parceiros competentes, éticos e confiáveis, para desenvolver negócios que tenham complementaridade. Devemos também desenvolver parcerias com Universidades, para pesquisa e troca de conhecimentos no meio científico.

Adaptação às mudanças: A capacidade de uma empresa em se adaptar rapidamente às mudanças do mercado é fator primordial. Para isso, deveremos manter uma flexibilidade intelectual, ao mesmo tempo em que devemos estar preparados a agir, face às novas situações, sem perder o foco nos objetivos de longo prazo.

Envolvimento do cliente: O cliente é parte essencial do negócio, motivo da existência e manutenção da empresa. É ele que nos remunera e possibilita o investimento em novos produtos e serviços. Então devemos dar a ele voz ativa em tudo que fazemos, do projeto a entrega. Devemos construir relações duradouras, investindo tempo e dinheiro, abdicando, eventualmente, de ganhos de curto prazo para obter a satisfação de longo prazo.

Qualidade das decisões: Para não corrermos o risco de sofrer de vício de gestão, devemos permanentemente realizar ações visando o aprimoramento da qualidade da gestão, acompanhando a evolução do mercado e realizando auto-avaliações. Devemos avaliar constantemente se o nosso processo de gestão e processo decisório são eficazes e se podemos melhorar os processos.

Orientação global: Para fazer frente às oportunidades que poderão surgir, faremos esforços para estender a nossa atuação no campo internacional através de parcerias, participando ativamente de feiras e seminários internacionais, e elaborando soluções altamente competitivas.

Cultura organizacional: A personalidade e caráter da empresa determinam o seu sucesso. Por isso, iremos sempre observar como as pessoas trabalham, se em equipes ou individualmente; como a empresa lida com a mudança e com o fracasso; como as decisões são tomadas e quem é o responsável pelas decisões críticas; como as prioridades são estabelecidas e como a informação é compartilhada; se a empresa coloca um foco de curto ou longo prazo na tomada de decisão; como a empresa se certifica da competência de seus colaboradores, como eles são tratados e qual é o papel deles na formação da visão da empresa.

Gestão de recursos humanos: Hoje em dia, somos avaliados por um novo critério. Somos avaliados não somente pela nossa formação, competência ou conhecimento, mas também, por como nos portamos e nos relacionamos com os outros. O profissional ideal é aquele que tem competência, afinidade com os valores da empresa e potencial de crescimento. Para conseguirmos atrair e reter talentos, devemos ser capazes de saber se o nosso sistema gestão de pessoas está sendo eficaz e como podemos melhorá-lo.

Ambiente de trabalho: Iremos manter atenção especial na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e cordial, com instalações físicas modernas, agradáveis e funcionais. A comunicação livre e aberta será sempre incentivada. A humildade é sempre o primeiro passo para o crescimento contínuo e todos deverão ser valorizados, independente de sua posição. Entendemos que as empresas têm um papel decisivo na formação dos colaboradores, sejam como profissionais ou pessoas, não se limitando a produzir bens e serviços. Assim, daremos oportunidade e condições de crescimento a todos e, em troca, irá esperar dedicação e trabalho inteligente focado em resultado.

Governança corporativa: A empresa deverá ter um sistema de administração financeira e de pessoal moderno e transparente, baseado em processos auditáveis. Todos os procedimentos ditados pelas esferas federais, estaduais e municipais serão seguidos, e todos os impostos serão apurados pagos conforme determina a lei.

Responsabilidade social: Reconhecemos que as empresas precisam ter o lucro como objetivo, do contrário elas morrem. Mas se uma empresa é orientada apenas para ter lucro também morrerá, porque não terá mais nenhum motivo para existir. As decisões da empresa devem sempre respeitar o direito, os valores e os interesses de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são por elas afetados, e devem ter, por premissa, relações éticas e transparentes, propiciando condições de manter o melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo, sociedade e meio ambiente, contribuindo para a melhoria das comunidades nas quais está presente.

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